quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Engenharia Civil: Das construções a organização urbana

Boa tarde!
Segue o texto sobre Engenharia Civil! O Danilo é meu amigo desde 2008, quando fui morar na republica dele e do irmão dele na cidade de São Carlos. Um cara super gente boa que não mede esforços para ajudar o próximo! Podem perguntar!


Este texto é apenas um pequeno "aperitivo" para quem se interessa pelo curso de Engenharia Civil. Ao final deixo um link para projeto pedagógico deste curso na Universidade Federal de São Carlos. Inclusive recomendo a leitura (nem que seja uma leitura rápida, por cima! rsrs) de todos os projetos pedagógicos que você tenha algum interesse. Ajuda a decidir e inspirar a estudar para atingir a meta de ingressar em tal curso.
A profissão de engenheiro civil é conhecida. Pelo menos, ao meu ver, é mais fácil de se imaginar o que faz um engenheiro civil do que o que faz um profissional que cursou engenharia física, terapia ocupacional ou ciências sociais. Acredito que quando se pensa em engenharia civil, muitas pessoas pensam em projetos e construções.  Projetar e construir sem dúvida pode se tornar interessante quando se pensa em fazer sua própria casa, a dos amigos e de outras pessoas. E não apenas moradias mas outros imóveis, prédios, galpões, industrias e a infra-estrutura, como estradas, pontes, túneis etc. Dá pensar maior ainda quando se necessita construir estações de transporte coletivo (para ônibus, metrô e outros), aeroportos, mineradoras, usinas hidroelétricas etc.  Para tanto é necessário aprender sobre sistemas construtivos, estruturas, tecnologias e materiais utilizados. Outro ponto importante é a necessidade do bem projetar para evitar desperdícios e obras pouco eficientes, muito caras, com mau dimensionamento de capacidade etc.
É interessante pensar que se trata de uma profissão diretamente ligada a qualidade de vida humana. Basta pensar uma cidade sem estas construções que mencionei para se ter uma ideia. Por outro lado, projetar e construir não é o suficiente para garantir esta qualidade. Basta lembra o caso da cidade de São Paulo em que não faltou atividade no campo da engenharia civil mas que no entanto não foi o suficiente para se ter uma cidade boa em termos urbanísticos. É necessário pensar a cidade (e também o campo) como um todo, lançar mão do planejamento para transformá-lo da melhor forma possível. 
Neste sentido, surge alguns campos de atuação dentro da engenharia civil relacionado a planejamento urbano, saneamento, transporte sustentável e outros. Em alguns cursos de engenharia civil no país existe a chamada ênfase em engenharia urbana. Sei que existe esta modalidade na UFSCar, na UFRJ e na UEM, mas possivelmente há em outras. Conheço de perto a da UFSCar onde cursei. No meio de terceiro ano se opta por fazer a ênfase em sistemas construtivos ou em engenharia urbana. Cada uma seguindo uma linha, uma mais focada em obras e a outra no planejamento da cidade. 
Cursei engenharia civil entre 2003 e 2007 na UFSCar e diferentemente da grande maioria dos meus colegas, segui carreira acadêmica. Fiz mestrado em Engenharia Urbana e estou ingressando no doutorado nesta mesma área. Dentro da Engenharia Urbana estou me especializando em Economia Solidária e Desenvolvimento Territorial... Mas conto essa história em pra uma próxima oportunidade!   


Dica final: Procure profissionais que trabalham com o que pretende fazer da vida. Quantos mais melhor

Att,

Danilo Malta Ferreira
Assessor em Economia Solidária
Doutorando em Engenharia Urbana

Nenhum comentário:

Postar um comentário