quinta-feira, 25 de julho de 2013

#2 Psicologia: uma relação com o autoconhecimento



Boa noite, Senhores e Senhoritas!

Sigo com os textos, sobre as carreiras. A Thatiane é minha amiga de longa data, excelente profissional, portanto, sintam-se a vontade em perguntar, pois agora é a hora de tirar dúvidas e escolher a carreira que melhor lhe encaixa.
Aproveitem, segue o texto!

Olá, fui incumbida pelo meu querido amigo, Ricardo Nakamura, para escrever sobre a profissão que escolhi, há mais ou menos 10 anos. Sou Psicóloga, formada há quase 5 anos e desde então venho me apaixonando cada vez mais por essa interessante e intrigante carreira.
Como a maioria dos estudantes de ensino médio, tive uma grande dificuldade na escolha de uma profissão, várias dúvidas em qual caminho seguir, mas o mais interessante foi que por meio de uma Orientação Vocacional (instrumento psicológico utilizado para pesquisa e análise da potencialidade do individuo para escolha de uma profissão) que decidi definitivamente, ou seja, a própria Psicologia me ajudou em minha escolha.
A Psicologia nada mais é que o estudo do Comportamento Humano. Cursei por 5 anos a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), lá esse curso é visto na área Biológicas. O curso requer muita leitura e observação, são várias as linhas teóricas que o Psicólogo pode se basear. Temos uma visão geral das mais conhecidas e importantes na faculdade como Psicanálise, Analítica, Behaviorismo, Gestalt, Sistêmica, entre outras.
No último ano, deixamos a sala de aula para nos dedicarmos aos Estágios Práticos, talvez seja o momento mais relevante e decisivo, pois é onde encaramos o ser humano de frente e não apenas nas páginas dos livros. Nos estágios trabalhamos em algumas áreas onde o Psicólogo pode atuar talvez a mais conhecida seja a Clínica, onde o profissional atende seus pacientes e o auxilia em suas angústias e sofrimentos por meio da psicoterapia, mas há também a área Escolar, Jurídica, Organizacional, Hospitalar, Social, Esporte, entre outros.  Recomendo que os estudantes se arrisquem nos estágios não curriculares para conhecer esse diversos âmbitos e assim ir se aproximando mais daquele que mais se identifica.
Talvez a maior dificuldade nessa profissão, principalmente no começo, é manter uma neutralidade diante de alguma questão humana em que estamos trabalhando, pois a vulnerabilidade do ser humano é sem limites e é muito comum a identificação com algumas delas, dessa forma é muito importante, eu até diria até obrigatório, que os estudantes façam Psicoterapia em conjunto com a faculdade, eu mesma faço terapia até hoje e acho que é algo que todos deveriam fazer.
Enfim, após me formar passei em um Concurso Público e hoje trabalho na Atenção Básica de Saúde em um Postinho, na cidade de Registro. Minha principal atribuição é na Prevenção e Promoção de Saúde da População dos bairros onde trabalho, atendendo individualmente os pacientes e fazendo grupos de atendimentos como Gestantes, Hipertensos e Diabéticos, Obesos, Planejamento Familiar, Colcha de Retalhos entre outros.
Eu sempre falo que o bom profissional, em qualquer área, tem que ser sempre insatisfeito, porque assim irá buscar novas formas, novas teorias e se aprimorando naquilo que faz e a satisfação financeira se torna consequência disso.
Amo o que eu faço, pois a Psicologia é algo pra mim que fascina e fico muito feliz em poder ajudar de alguma forma a dificuldade alheia.
Boa Sorte a todos os jovens na escolha de suas profissões, logo abaixo indico alguns livros e filmes para os interessados em Psicologia.
.
Livros:
-Cartas a um Jovem Terapeuta- Autor: CALLIGARIS, CONTARDO
-Os Desafios da Terapia – Autor: Yalom, Irvin D.
Filmes:
- Um Estranho no Ninho – Diretor: Milos Forman EUA- 1975
- Cisne Negro – Diretor: Darren Aronofsky  EUA-2011
- Terapia do Amor - Ben Younger  EUA- 2006
- Divã – Diretor: José Alvarenga Junior,Brasil-  2009

Um grande abraço.


Thatiane Pontes de Oliveira



Grande abraço a todos!

Ricardo Nakamura

Nenhum comentário:

Postar um comentário