segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Dicas para o ENEM - Química

Embora o Enem privilegie questões interdisciplinares, que exigem do aluno interpretação, na química ainda há grande número de questões conteudistas, ou seja, aquelas que têm características de um vestibular tradicional. Entretanto, há ainda as questões que exigem a interpretação de textos, tabelas ou gráficos, muitas vezes atrelados aos seus conhecimentos em problemas ambientais e conhecimentos gerais na química.
Abaixo, confira alguns temas de química recorrentes nas provas do Enem:

1- Problemas ambientais: 
- Efeito estufa: É importante conhecer os principais gases do efeito estufa, lembrando que tal fenômeno é natural. O seu agravamento, através das atividades humanas, por exemplo na queima de combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão mineral), provoca o aumento na temperatura do planeta com consequências para o clima e o relevo global. No caso do Enem, não se considera as outras teorias relacionadas ao aquecimento global.

- Chuva ácida: é importante lembrar que a chuva apresenta naturalmente um caráter ácido. No entanto, o que caracteriza a chuva ácida é o aumento dessa acidez devido à queima, principalmente, do enxofre presente como impureza nos combustíveis fósseis, levando à formação de ácidos.
- Camada de ozônio: a camada de ozônio tem a função de nos proteger das radiações ultravioletas provenientes do sol. Os gases CFC’s são os principais responsáveis pela redução na camada de ozônio, aumentando assim a incidência de doenças de pele.

2 - Conhecimentos  gerais: Leia um pouco sobre reciclagem de alumínio, plásticos biodegradáveis, biocombustíveis (etanol e biodiesel) e fontes alternativas de energia (eólica, solar, etc).

3 - Química Geral: Estequiometria é assunto certo na prova do Enem. Questões são muito parecidas com o estilo cobrado em vestibulares tradicionais. Além disso, é bom lembrar as principais funções inorgânicas (ácidos, bases, sais e óxidos) e algumas reações, como as de neutralização.

4 - Fisico-Química: Relembre termoquímica. Questões envolvendo reações de combustão com cálculo do calor envolvido na queima de diversos combustíveis (poder calorífico) são comuns. Outro assunto que merece uma boa revisão são as soluções, que são normalmente questões simples.

5 - Química Orgânica: é importante reconhecer as funções orgânicas, pois aparecem nas provas do Enem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário